Buscar
  • Gonçalo Lucena

Recrutamento e Seleção no Mercado Imobiliário

Atualizado: 28 de Out de 2020

Por Gonçalo Lucena - RH Madis Group - Recrutamento e Selecção


É provavelmente uma das áreas de negócio onde o capital humano é crucial para o sucesso do mesmo. Pode mesmo dizer-se que é o “coração” do imobiliário: sem capital humano é quase certo que o negócio esmoreça e acabe por morrer.

E é nesse sentido que de há uns anos a esta parte se fala tanto e cada vez mais (e bem, entenda-se) da importância crescente do recrutamento e seleção no mercado imobiliário.

Num passado recente surgiram players no mercado onde de alguma forma se desvirtuava o conceito do capital humano e privilegiava o digital. Esses projetos desapareceram naturalmente.

A mediação é um negócio de confiança, empatia, emoção, felicidade, perseverança. E será sempre assim.


Nesse sentido o grande desafio é encontrar as pessoas certas para desenvolver a atividade. E tal como um consultor imobiliário, a principal função de quem é responsável pelo recrutamento e expansão de novos agentes imobiliários é efetivamente a prospeção.

É na prospeção onde tudo pode correr bem ou onde tudo pode correr muito mal. Parte significativa do sucesso do recrutamento de novos agentes imobiliários nasce de uma boa prospeção. Da mesma forma, grande parte (senão mesmo a maioria) dos casos de insucesso têm a ver com um nível baixo de prospeção.


Por outro lado, vivemos na geração da Internet e das redes sociais, em que tudo acontece com mais rapidez. Estando as redes sociais na ordem do dia como motor de divulgação, também a descoberta de novos profissionais tem que se adaptar a este novo e desafiante cenário. Por isso mesmo, o marketing tem cada vez um papel mais relevante no dia a dia de quem recruta, tal como no processo de angariação de imóveis. O Marketing Digital efectivamente é uma forma fantástica e fácil de comunicar, quer através da internet quer através das redes móveis, para poder captar pessoas que por um ou outro motivo estão disponíveis para ouvir novas oportunidades profissionais. Assim, fóruns de imobiliário no Linkedin, Whatsapp, Facebook ou Instagram são cada vez mais um nicho muitíssimo interessante de recrutamento e seleção. E nesse campo, o Linkedin, sendo uma rede profissional, reveste-se de uma importância ainda maior. Aliás, é uma ferramenta transversalmente utilizada por todos os sectores de atividade. Por outro lado, também o Marketing Relacional se reveste de grande importância. Sendo o mercado imobiliário um negócio composto por pessoas, há cada vez mais por parte das empresas uma exploração desta ferramenta, nomeadamente na vertente Member-Get-Member. Ou seja, promover condições favoráveis para que colaboradores da empresa possam identificar eles próprios novos elementos, fora ou não do mercado imobiliário, e dessa forma aumentar o contingente de agentes da mesma. Muito importante também é ter uma marca forte como suporte. Com a crescente inovação tecnológica, as marcas deparam-se com um ambiente altamente competitivo, onde para sobreviverem têm que se diferenciar dos demais players. Ser uma marca de excelência, como a Remax, traduz-se também em resultados positivos em termos de recrutamento. É importante que alguém que entra pela primeira vez neste setor, o faça numa marca que lhe dê todas as garantias de credibilidade, segurança e sucesso. Resumindo, o recrutamento e formação de profissionais (e reforço o termo profissionais) é o grande desafio por parte das marcas e por consequência por parte das agências de mediação. É uma acto contínuo que nunca pode ser descurado.”

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo